terça-feira, 29 de abril de 2014

INTERESSE RESTRITO
Como tudo que envolve o quadro do autismo, há sempre a preocupação, e algumas indagaçães: Há necessidade de se diminuir esse dado comportamento? Como fazê-lo? A dica de hoje é sobre o interesse restrito, muitas crianças com autismo trazem consigo o interesse restrito, seja vendo um mesmo filme ou desenho, seja , uma única parte de um dado filme, ou música, um único brinquedo, um único caminho, a comida, algumas vezes também entra nesse quesito: Ás vezes pela textura crocante, , cor, sabor salgado/doce. Muitas vezes vamos acostumamos e deixando que esses interesses cresçam, Outras vezes estamos cansados(as) preocupados(as) com outras prioridades como, a criança adquirir linguagem , adquirir repertórios acerca das sua vida diária escolar, Porém em algum momento munidos de coragem , paciência e DETERMINAÇÃO , há necessidade de começarmos o TRABALHO, para expandir os INTRESSES, oferecendo a chance de que nossa criança tire maior proveito do mundo ao seu redor, afinal experimentar coisas novas, faz parte da criatvidade, aumenta a curiosidade , o que é crucial para o desenvolvimento.Então crie uma lista de prioridades: E dentre elas vamos trabalhar essa questão não é fácil, porém não é impossível, você já tem uma ferramenta poderosa que é o próprio INTERESSE,Se o alvo for por exemplo desenho animado, determine a semana, escolha outro desenho, antecipe á sua criança, seja verbalmente ou através do pecs, coloque por exemplo 2 minutos do desenho que a criança não gosta, pra que ela possa ter acesso ao desenho preferido, mas não se engane, o inicio é dificil pois vem acompanhado de comportamentos, choro excessivo, aguarde que sua criança se acalme para inserir o item desenho desejado assim você não estará reforçando o comportamento de birra, não abuse do verbal como ficar justificando isso pode acabar piorando a situação, Lembre se a falta de entendimento do que você está dizendo causa mais angústia e ansiedade, Tente usar frase curta como: 1° Desenho A depois desenho B. Use também pista auditiva como por exemplo um contador regressivo,Isso ajudará mais ainda. Aos poucos expanda o trabalho para as demais áreas ,Utilizando o mesmo principio, no caso de um determinado caminho uma dica seria por exemplo ir pra escola por um caminho diferente, e de próposito passe em lugar onde a criança possa adquirir uma revista, guloseima, isso a estimulará fazê-lo novamente.
ABRACI ENVOLVA_SE COM AUTISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário